Quantos anos tinha Maria quando teve Jesus? – Veja essa informação sobre a mãe de Jesus

Calendários do advento de Natal, cenas de manjedouras e pinturas sobre Maria a retratam como uma jovem mulher em seus vinte e poucos anos quando deu à luz o Senhor Jesus Cristo. Embora essas representações sejam bonitas de se ver, elas não são biblicamente corretas. Maria, mãe de Jesus, provavelmente tinha menos de vinte anos quando deu à luz Jesus. A maioria dos historiadores cristãos acredita que entre 14 e 15 anos tinha Maria quando ficou grávida de Jesus.

Anúncios

com quantos anos maria teve jesus?

A Bíblia ,e nem os textos apócrifo, não nos diz exatamente quantos anos Maria tinha quando deu à luz Jesus, no entanto, muitos historiadores concordam que Maria tinha cerca de 15 anos quando deu à luz Jesus e usam para isso de pistas nas Escrituras para estimar.

Da Bíblia, temos o dogma que Maria teria sido uma jovem virgem quando teve Jesus. O Evangelho de Mateus nos conta:  “Assim aconteceu o nascimento de Jesus, o Messias: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes de se ajuntarem, ela ficou grávida pelo Espírito Santo”  ( Mateus 1:18 ).

Nesta passagem das Escrituras, não nos é dito a idade de Maria, mas nos é dito que ela era virgem e estava prometida em casamento a José. Durante esse período da história, as meninas judias teriam sido prometidas (noivas) a seus maridos já aos 12 anos de idade. Os estudiosos acreditam que Maria teria entre 12 e 16 anos quando teve Jesus.

Dado o relato bíblico e as práticas culturais judaicas nos dias de Maria, a idade mais plausível que Maria teria quando teve Jesus era provavelmente 15 ou 16 anos. Acredita-se que Maria teria cerca de 14 anos quando o anjo Gabriel lhe deu a anunciação de que ela iria se tornar a mãe do Senhor.

As mulheres normalmente carregam bebês em seus ventres por cerca de nove meses, e dependendo de quando o aniversário de Maria foi no ano, pode ser que ela estivesse se aproximando dos 15 ou 16 anos quando deu à luz Jesus. Embora a Bíblia não nos diga especificamente quantos anos Maria tinha, podemos deduzir corretamente que ela era uma jovem quando deu à luz Jesus.

Há muito que podemos aprender sobre santíssima virgem e sua vida  quando jovem. Como mencionado anteriormente, Maria quando ficou grávida  tinha 14 ou 15 anos e provavelmente tinha entre 15 e 16 anos quando deu à luz Jesus. Em outras palavras, Maria era uma adolescente.

A fé madura de Maria e a mensagem do anjo

Apesar de sua juventude, Maria demonstrou um grande senso de fé e maturidade ao carregar o Filho de Deus em seu ventre. Os adolescentes de hoje estão preocupados com as mídias sociais, tendências e celebridades. Maria estava focada no Senhor e servindo-O de todo o coração. O Espírito Santo providenciou os meios para que Jesus fosse concebido, apesar da virgindade de Maria. ( Lucas 1:29-38 ).

Apesar do fato de Maria não ter sido infiel a José, ver Maria grávida teria levantado olhares suspeitos e ridículo das outras pessoas na cidade. Maria de Nazaré saberia disso quando aceitou a responsabilidade de carregar o Senhor em seu ventre. A noiva de José  não questionou Gabriel ou tentou fugir do plano de Deus para sua vida.

Maria demonstra grande fé em Deus quando diz a Gabriel: “Eu sou a serva do Senhor… Que a tua palavra em mim seja cumprida” ( Lucas 1:38 ). Em vez de ver essa responsabilidade como um fardo, Maria viu carregar o Senhor como um grande privilégio e honra. Teria sido assustador para Maria; no entanto, ela escolheu ser corajosa, ousada e confiar no Senhor.

Da mesma forma, José demonstra grande bravura, lealdade e fé em suas próprias ações, que muitas vezes passam despercebidas pelos estudiosos bíblicos. Assim que José ouviu a notícia de que Maria estava grávida, sentimentos de traição, dor e angústia teriam inundado o coração de José.

Por todos os meios práticos, a primeira suposição de qualquer um teria sido que Maria tinha sido infiel a José. Teria sido difícil acreditar que  que Maria ficou   grávida pela obra da mão de Deus.

Ele tinha em mente divorciar-se dela secretamente; no entanto, um anjo do Senhor lhe disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deve dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” ( Mateus 1:20-21 ).

O anjo do Senhor que visitou José em sonho afirmou-lhe que Maria não havia sido infiel a José, pois ela era a virgem mencionada pelos profetas do Antigo Testamento, que daria à luz o Messias ( Isaías 7:14 ; Mateus 1:20-25 ).

Mesmo antes de José ser informado em sonho pelo anjo que Maria de fato não lhe fora infiel, ele iria se divorciar dela em particular. Durante o tempo de Jesus era comum na cultural da região o seguinte, se José tivesse dito aos líderes judeus que Maria lhe fora infiel durante o noivado, Maria poderia ter sido apedrejada ou até morta naquela época.

A ação de José de divorciar-se dela em particular não teria salvado Maria do ridículo público, mas teria salvado sua vida segundo a tradição da época. Esse fato é frequentemente ignorado quando os leitores leem o relato da gravidez de Maria e do nascimento de Jesus. José demonstrou grande bondade, misericórdia e fé em suas ações.

Não sabemos quantos anos José tinha quando Jesus nasceu; no entanto, os costumes judaicos da época normalmente previam que os meninos judeus se casassem na metade ou no final da adolescência, mas eles poderiam ter se casado mais velhos do que no final da adolescência por uma infinidade de razões.

Maria Madalena vs. Maria, Mãe de Jesus

É importante distinguir entre duas figuras femininas significativas no Novo Testamento: Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena. Enquanto ambas desempenham papéis importantes na narrativa cristã, suas histórias são distintas.

Maria Madalena é frequentemente associada à ressurreição e à evangelização após a morte de Jesus. Em contrapartida, Maria, mãe de Jesus, representa o início da história cristã com seu ato heroico ao aceitar ser mãe do Salvador.

Teorias sobre Outros Filhos de Maria

Uma questão frequentemente debatida entre estudiosos  na história de Maria é se ela teve outros filhos após o nascimento de Jesus. Algumas tradições afirmam a virgindade perpétua de Maria, mesmo  após dar à luz.

As discussões sobre os “irmãos” mencionados nos evangelhos têm gerado diversas interpretações teológicas ao longo dos séculos. A mais popular é que seriam parentes de Jesus  muito próximos.

Importância da idade de Maria no nascimento de Cristo

As idades de Maria e José são aspectos da história do Natal e sobre Jesus. O nascimento de Jesus significou que Deus estava com o povo, e Ele tinha vindo para salvar a humanidade de nossos pecados.

Durante esta época de Natal, que todos nós nos alegremos e celebremos a data em que Maria deu à luz a Jesus  o nosso grande Deus e Salvador assim como Maria e José fizeram na noite em que Jesus nasceu.

F.A.Q

Que idade tinham Maria e José quando Jesus nasceu?

Maria era muito jovem, possivelmente entre 12 e 16 anos, segundo a crença da época. José, por outro lado, é descrito como um homem mais velho, embora a Bíblia não mencione diretamente sua idade. Alguns estudiosos sugerem que ele poderia ter entre 18 e 30 anos quando Jesus veio ao mundo. Maria é a mãe de Jesus, e o fato de engravidar tão jovem era algo comum na cultura judaica antiga.

Onde na Bíblia diz a idade de Maria?

A Bíblia não especifica a idade de Maria quando engravidou e deu à luz Jesus. Contudo, conforme a tradição, acredita-se que Maria era muito jovem quando foi visitada pelo anjo Gabriel. O ventre de Maria foi o local onde Jesus foi concebido por obra do Espírito Santo, como descrito no Evangelho de Lucas. O foco da narrativa bíblica está mais na mensagem do anjo: “Porás o nome de Jesus”, do que nos anos de vida de  Maria.

Qual a idade de Maria quando Jesus morreu?

A idade exata de Maria quando Jesus morreu não é mencionada na Bíblia. Estima-se que ela tinha entre 45 e 50 anos, dependendo de quando se acredita que Jesus nasceu e morreu. Segundo a crença, Maria acompanhou todo o sofrimento de seu filho até a crucificação, reforçando o papel dela como a mãe que nunca deixou de amparar Jesus.

Como Maria concebeu Jesus Cristo?

Segundo a crença cristã, Maria concebeu Jesus Cristo de forma milagrosa. O ventre de Maria foi escolhido por Deus, e ela engravidou sem ter conhecido homem algum, como afirma o Evangelho de Lucas. O anjo Gabriel anunciou que o Espírito Santo desceria sobre ela e, por isso, “Porás o nome de Jesus”. Esse acontecimento destaca Maria como a mãe de Jesus, que aceitou esse chamado divino com fé.

Em que ano Jesus nasceu?

A data exata do nascimento de Jesus não é mencionada na Bíblia. Muitos estudiosos acreditam que Jesus veio ao mundo volta do ano 4 a.c, mais precisamente entre 4 a.C. e 6 a.C. Essa estimativa é baseada em registros históricos sobre o reinado de Herodes e o censo romano mencionado no Evangelho de Lucas. A data do nascimento de Jesus foi posteriormente celebrada em 25 de dezembro, mas essa é uma convenção posterior e não necessariamente o dia real do evento.

Deixe um comentário